quarta-feira, 30 de maio de 2012


[artemanual] Pulseras de botellas de plástico .

10

Pulseras de botellas de plástico .




Tome la botella de plástico de agua mineral , corte una tira desde el centro , una aguja caliente perfora un agujero en el perímetro y fundas de hilo grueso hermoso.



Bordado con cuentas en un estilo libre , como por ir.



Obtener un brazalete .




 Gente, encontrei na net, achei muito interessante e estou repassando para vocês. Um Beijão a todas. Estou preparando novidades para postar.


 

domingo, 6 de maio de 2012


Caixa com três andares

16
Olá meninas, tudo bem com vocês? Espero que todas estejam com muita paz e muito amor no coração. Olha amigas, este post com pap que vou fazer, é atendendo especialmente ao pedido de Ana Melos. Acredito que ela não seja blogueira, pois postou apenas o email. A caixa é esta:
As caixas feitas com cartonagem, não têm um molde específico. Trabalhamos com medidas as quais devem ser exatas para  melhor acabamento da peça. Este modelo tem um molde que foi traçado a partir de um círculo dividido em 6 partes, portanto formando um hexágono e a partir daí, vamos desenhando a parte da base da caixa.Vejamos o molde abaixo:

Neste molde, temos cada lateral do hexágono com 6cm de altura e essas abas que sobem com 3 cm. Iremos fazer 3 bases dessas que serão  as três caixinhas internas.

Neste outro molde, temos um retângulo de 10,5cm por 6cm e outro de 10,5cm por 2cm. Vamos cortar 6 retângulos maiores e apenas 1 do menor. Você vai riscar essas peças bem como a anterior, no papelão cinza de 1,8mm e o corte será feito com estilete e a ajuda de uma régua de aço, para que o corte saia perfeito. Não há necessidade de força, mas muita paciência, pois você deverá passar o estilete  várias vezes no mesmo lugar e com umas três vezes ele já solta. Uma dica, é quando você passar o estilete a primeira vez, a linha fica marcada e você pode retirar a régua, para evitar acidente.

Materiais que vamos utilizar:
Cola Cascorez rótulo azul extra (de preferência)
Régua de alumínio
Tesoura bem amolada
Espátula
Rolinho de espua
Pincel
Fita adesiva
Estilete circular (opcional)
Estilete
Tecidos 100% algodão, um para a parte  interna e outro para a externa
Papelão cinza com a espessura de 1,8mm
Papel cartão branco.
Com o material pronto, vamos iniciar o trabalho.

Vamos começar com as caixinha internas. Vamos lembrar que todo o trabalho de cartonagem é feito de dentro pra fora. Começamos a forrar a caixa, por dentro. Antes de colarmos o tecido, fazemos vincos com o estilete, tendo o cuidado para não passar para o outro lado, do vértice de um "V" ao outro. Mais adiante veremos  como isso funciona. Então, depois passamos cola em toda a extensão do papelão e tiramos o excesso com o rolinho para evitar manchar o tecido.
Colocamos então o molde sobre o tecido, sempre assim,  cortamos ao redor (isso pode ser feito antes de colarmos o papelão. Todos os tecidos podem ser cortados antes, lembrando sempre que temos de deixar essa margem ao redor da peça)   deixando aproximadamente 1,5cm  e viramos a peça deixando o lado do tecido  pra cima. Então alisamos o tecido primeiro com a mão e depois com a espátula para eliminar qualquer bolha.
OBS: A diferença de cores no forro da caixa é porque parte do pap estava feito quando fiz uma caixinha desta em preto e branco. Esta com laranja, terminei hoje, por isso está diferente)
Cortamos então com estilete o excesso te tecido que ficou entre os "V"
Aqui dá pra ver os vincos dos quais falei anteriormente, bem como o excesso de tecido que ficou,dobrados e colados no papelão. O tecido deve ser colado do lado oposto ao lado que foi vincado, certo?
O próximo passo, nós vamos levantar essas abinhas, passar cola  nas arestas, juntar e segurar com fita adesiva, tanto quanto for necessário. Repetir em todas as partes.
Elas vão ficar assim.

Repetir o processo em todas as caixinhas, bem como na tampa, cuja diferença são é apenas na medida do  hexágono que tem 7cm. A altura é a mesma das demais caixinhas.Temos então o interior das peças forradas e com um bom acabamento.
Viramos a caixinha, passamos cola com o pincel, tiramos o excesso com o rolinho...
Colocamos sobre o tecido, cortamos o excesso lembrando de deixar no mínimo 1,5 sobrando para acabamento.
Vai ficar assim. Colamos então nas laterais  essa sobra de tecido, tomando cuidado para dar um bom acabamento nos cantos. Esqueci de fotografar esse passos, mas vocês amigas, sabem tudo, quando falamos em  qualidade de trabalho.

Vai ficar assim. Este é o fundo de nossas caixinhas internas. Agora vamos para o acabamento das laterais.
Vamos cortar duas tiras no papel cartão, que dê para arrodear toda a peça. É um pouco mais de 16cm, mas prefiro medir assim, para evitar que falte ou sobre alguns milímetros o que deixa o acabamento meio feio. Depois colamos essa tira sobre o tecido, fazemos o acabamento em uma das extremidades e dobramos o restante dos dois lados do comprimento. Deixamos passar um pouco de tecido na outra extremidade. Veja bem na foto.
Nosso acabamento vai ficar assim.
Passamos cola em uma das laterais, aqui não vamos precisar tirar o excesso, pois vamos colar papel com papel, ok?
Começamos colando na face anterior, aquele pedacinho de tecido que deixamos sobrando lá na ponta da tirinha, lembram? e seguimos colando o restante e sempre ajudando essa colagem com a fita crepe que desempenha um papel muito importante na cartonagem. Continuamos assim, até colarmos todo o acabamento. Nossa caixinha vai ficar um show!
Agora vamos trabalhar a parte de fora.
Vamos pegar nossos pedaços de papelão, cortados com 10,5cm por 6cm, colar num pedaço de papel sulfite com a mesma altura do papelão. Medimos então  meio centímetro e marcamos no papel sulfite, fazemos uma marcação.
E assim  vamos colando todas as peças e no final a de 2cm por 10,5cm.
Nosso trabalho vai ficar assim. Vamos cortar o excesso de sulfite do lado direito e continuar com o trabalho
Vamos então começar a colar o tecido, prestando bem atenção, porque temos que colar bem coladinho, entre uma plaquinha e a outra, onde formou este batentinho o que deve ser feito com a ajuda da espátula.
Não esquecer de tirar o excesso de cola com o rolinho, para não prejudicar o trabalho.
A espátula é de suma importância para alisar o tecido e não deixar bolhas.
Veja como vamos trabalhar  entre uma pecinha e a outra. Colocando a espátula dentro  e alisando para colar bem. Essa parte do trabalho deve ser feita, plaquinha por plaquinha. Você não pode colar tudo de uma vez, tá? Depois viramos o trabalho, colamos o excesso de tecido no papelão...
E vamos ter nossa capa assim.
Agora vamos fazer o acabamento desta capinha. Cortamos no papel cartão uma tira um pouco menor que o tamanho da capa, cobri neste caso com tecido preto, mas na caixinha que fiz hoje esta parte está com tecido laranja, pois passarei a trabalhar com ela a partir de agora.A maneira de fazer ou seja de forrar este acabamento é a mesma como já fizemos com outras peças.
Colamos então o acabamento na capa da caixa. Vejam como fica.
Agora vamos montar a nossa caixa.
Agora vamos pra fase final. Você lembra que a altura dessa capinha é de 10,5cm e que a altura das caixinha é de 3cm. Então como são 3, temos apenas 0,5cm para dividirmos entre as caixinhas, né? Então colamos a primeira na segunda e terceira plaquinha. Cole bem e vá reforçando co a fita crepe. A segunda caixinha, você vai colar na quarta plaquinha a uma distância de aproximadamente 0,25mm e só cola um lado. A terceira caixinha, vai colar também na mesma distância, só que na quinta e sexta plaquinhas. Vai sobrar uma aba de 2 cm, lembra dela?
Vamos ter este trabalho aqui. Vejam como uso a fita crepe, como coadjuvante na colagem da peça.
Vejam aqui a caixinha em pé.


Aqui é nossa caixa, fechada. A  tampa é feita da mesma maneira que as caixinhas internas. Só que nas seguintes medidas: Hexágono de 7cm e as laterais com 3cm.

A  tampa foi finalizada com um laço duplo de fita de cetim laranja com bolinhas brancas e uma borboleta feita com meia de seda.Gente espero que vocês possam aproveitar alguma coisa. Fiz o possivel  para me fazer entender. Qualquer dúvida, estou ao inteiro dispor para tirá-la. Beijos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012


Caixa forrada com tecido

6

Vou tentar passar pra vocês o pap de uma caixa feita em cartonagem, uma vez que muita gente tem me pedido para fazer isso. Não é fácil, mas vou tentar. Inclusive iniciarei por uma caixa das mais simples, para depois postar o que na realidade me foi pedido. A caixa é esta:



Material que iremos utilizar:
Cola Cascorez  Extra,
Régua
Tesoura,
Espátula
Pincel
Fita Adesiva
Estilete circular (opcional)
Estilete
20cm de tecido 100% algodão para a parte externa
20cm de tecido 100% algodão para a parte interna
Papelão cinza de 1,8mm
Papel cartão para acabamento
Em primeiro lugar, vamos cortar as peças no papelão cinza. Para isso, usaremos o estilete. Após riscarmos todas as partes no papelão, iremos  passando o estilete  até cortar a peça. Não há necessidade de força, apenas com o estilete bem afiadinho, passamos várias vezes e facilmente vamos conseguir cortar.  Cortaremos uma base que vai ser o fundo da caixa, com 15,5cm X 15,5cm. Para as laterais, cortamos 2 peças com  15,5cm X 8cm e 2 com 15,8cm X 8cm. Essa diferença, deve-se a espessura do papelão, que mais adiante vamos entender melhor.
Após cortarmos todas as peças, vamos então começar a forrá-las com o tecido que iremos deixar dentro da caixa, pois todo o nosso trabalho vai ser de dentro pra fora. Começamos forrando o interior. Então, passamos cola com um pincel de cerdas duras, em toda a extensão do papelão e depois tiramos o excesso, com um rolinho de espuma, para evitar o risco da cola manchar nosso tecido, tá? Outra coisa que devemos observar é que o papelão deverá sempre ser colocado sobre o tecido, depois desviramos a peça, alisamos o tecido primeiro com as mãos e depois com a espátula, para evitar rugas no tecido.

Cortamos então o excesso de tecido dos quatro lados dessa peça que será o fundo de nossa caixa.
Essa é uma das laterais, na qual vemos, que fizemos o corte do excesso de tecido em três lados e deixamos apenas um
Em seguida, colamos o excesso no papelão.
Trabalhamos assim nas quatro laterais, como vemos na foto acima.
Agora, vamos começar a colar as laterais no fundo da caixa, começando com as duas laterais menores, que medem 15,5 X 15,5 . Vamos passar cola na espessura do papelão, ou seja no lado, em seguida  colocamos a lateral e fixamos com fita adesiva, quantas forem preciso.
Vejamos então que a próxima lateral, será colocada no lado oposto da primeira. Isso irá acarretar uma pequena diferença quando você for colocar as demais laterais, por causa da espessura do papelão, daí existirem duas peças um pouquinho maiores que estas já colocadas, ou seja, com 15,8cm.
Colamos a terceira lateral

E ao colarmos a quarta lateral, nossa caixa está com a parte interna acabada e o serviço perfeito.
Ao viramos nossa caixa de ponta cabeça, veremos que ela está assim, cheia de fita crepe e que nós precisamos tirar, pois aqui colaremos o tecido direto no fundo da caixa e a fita crepe pode marcar o tecido. Aqui usaremos o tecido que vai ficar por fora da caixa.
Passamos cola no fundo da caixa, tiramos o excesso com o rolinho, colocamos a caixa centralizada sobre o tecido, desviramos a caixa, alisamos com a mão e depois com a espátula.
Colamos todo o excesso de tecido nas laterais, como vemos na figura acima.
Resta-nos agora fazer o acabamento das laterais. Para isso, vamos cortar no papel cartão, quatro peças de aproximadamente 15,8 X 8 cm. 
Procedemos da mesma maneira anterior, quando cobrimos as laterais.
Em duas das laterais, nós dobramos apenas os dois lados maiores e colamos no papelão.
Nas outras duas nós viramos e colamos os quatro lados.
Colamos primeiro as duas peças nas quais viramos apenas os dois lados maiores, em duas laterais opostas, dobrando e colando o excesso de tecido para os lados. Em seguida,  colamos as outras duas que  têm os quatro lados virados e nossa caixa está pronta e perfeita. Lembrar que após a colagem de cada peça, devemos sempre segurar com a fita crepe para melhor aderência da peça ao local desejado.
 Para a tampa, o trabalho se repete, apenas as medidas são alteradas. Temos uma base de 16,5 X 16,5  e duas laterais de 16,5 X 3,5cm e as outras duas de 16,8 X 3,5 cm.

A decoração fica  ao gosto de cada uma.
Espero que tenham gostado e se arrisquem a fazer. Qualquer dúvida estou a disposição para responder, e não percam a próxima publicação amanhã.  Beijo no coração de todas vocês.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...