quinta-feira, 8 de julho de 2010


Como trabalhar com Feltro

4


Olá amigas!

Antes de iniciar o passo a passo deste chaveiro em forma de coração entrelaçado, precisamos conversar um pouco, sobre a maneira de como devemos trabalhar o feltro.

Primeiramente devemos passar o molde com a ajuda de um papel carbono para um material que não seja tão frágil. Geralmente meus moldes são feitos em acetato ou naquelas radiografias que não mais precisamos, e tiramos aquele preto, colocando-as de molho em água sanitária. Elas ficarão por muito tempo em seu arquivo. Mas, voce pode usar também a cartolina, o papel cartão etc. Pronto o molde, vamos passá-lo para o feltro e neste passo seria bom utilizarmos o lápis 6B que nos dá logo o risco, sem haver necessidade de estarmos retornando com o lápis várias vezes

O próximo passo é observar que quando riscarmos a peça uma vez, a próxima deve ser riscada ao contrário, para que as partes se ajustem corretamente e a parte riscada fique dentro do trabalho.

Para cortar, uso tesoura de preferência com a ponta arredondada, e quando preciso de coisinhas pequenas, como bolinhas, estrelinhas, uso vazadores de metal, que nós compramos em lojas que vendem material para trabalhos com couro. Os detalhes muito pequenos, colo com cola de contato, pode ser, Adesivo Universal para artesanato, ou simplesmente a cola de sapateiro.

Porém o normal é que nossas peças sejam costuradas e as três maneiras mais comuns para este trabalho, é o Ponto caseado, Ponto de alinhavo e Ponto chuleado. Uso sempre linha para bordar (meada) ou linha para crochê, vagonite ou a Torçal Pérola que é a que eu uso normalmente. Para encher as peças uso fibra acrílica, que deixa o trabalho mais delicado.

Acredito que dá pra entender um pouco sobre o trabalho com feltro. Desejo a todos um bom aprendizado e um excelente final de semana. Obrigada a todos que me visitam, isto me deixa muuito feliz. Beijos a todas.

Ponto caseado
Ponto Chuleado
Ponto de Alinhavo

4 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigada pelas dicas. bjs boa tarde de domingo♥ leide

Artes da Pitylika disse...

Amiguinha danadinha, tu é uma mina! rs rs rs beijoka, saudades!

Andréa Arteesonhos disse...

Parabéns... seu trabalho é maravilhoso!

Anônimo disse...

Estou adorando fazer artesanato pois perdi uma filha e tá sendo muito bom como terapia, te agradeço pelas dicas , vc é uma pessoa iluminada sinto um enorme carinho por vc, continue assim e vc será muito abençoada pois ajuda muita gente.Bjs

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...