sexta-feira, 4 de maio de 2012


Caixa forrada com tecido

6

Vou tentar passar pra vocês o pap de uma caixa feita em cartonagem, uma vez que muita gente tem me pedido para fazer isso. Não é fácil, mas vou tentar. Inclusive iniciarei por uma caixa das mais simples, para depois postar o que na realidade me foi pedido. A caixa é esta:



Material que iremos utilizar:
Cola Cascorez  Extra,
Régua
Tesoura,
Espátula
Pincel
Fita Adesiva
Estilete circular (opcional)
Estilete
20cm de tecido 100% algodão para a parte externa
20cm de tecido 100% algodão para a parte interna
Papelão cinza de 1,8mm
Papel cartão para acabamento
Em primeiro lugar, vamos cortar as peças no papelão cinza. Para isso, usaremos o estilete. Após riscarmos todas as partes no papelão, iremos  passando o estilete  até cortar a peça. Não há necessidade de força, apenas com o estilete bem afiadinho, passamos várias vezes e facilmente vamos conseguir cortar.  Cortaremos uma base que vai ser o fundo da caixa, com 15,5cm X 15,5cm. Para as laterais, cortamos 2 peças com  15,5cm X 8cm e 2 com 15,8cm X 8cm. Essa diferença, deve-se a espessura do papelão, que mais adiante vamos entender melhor.
Após cortarmos todas as peças, vamos então começar a forrá-las com o tecido que iremos deixar dentro da caixa, pois todo o nosso trabalho vai ser de dentro pra fora. Começamos forrando o interior. Então, passamos cola com um pincel de cerdas duras, em toda a extensão do papelão e depois tiramos o excesso, com um rolinho de espuma, para evitar o risco da cola manchar nosso tecido, tá? Outra coisa que devemos observar é que o papelão deverá sempre ser colocado sobre o tecido, depois desviramos a peça, alisamos o tecido primeiro com as mãos e depois com a espátula, para evitar rugas no tecido.

Cortamos então o excesso de tecido dos quatro lados dessa peça que será o fundo de nossa caixa.
Essa é uma das laterais, na qual vemos, que fizemos o corte do excesso de tecido em três lados e deixamos apenas um
Em seguida, colamos o excesso no papelão.
Trabalhamos assim nas quatro laterais, como vemos na foto acima.
Agora, vamos começar a colar as laterais no fundo da caixa, começando com as duas laterais menores, que medem 15,5 X 15,5 . Vamos passar cola na espessura do papelão, ou seja no lado, em seguida  colocamos a lateral e fixamos com fita adesiva, quantas forem preciso.
Vejamos então que a próxima lateral, será colocada no lado oposto da primeira. Isso irá acarretar uma pequena diferença quando você for colocar as demais laterais, por causa da espessura do papelão, daí existirem duas peças um pouquinho maiores que estas já colocadas, ou seja, com 15,8cm.
Colamos a terceira lateral

E ao colarmos a quarta lateral, nossa caixa está com a parte interna acabada e o serviço perfeito.
Ao viramos nossa caixa de ponta cabeça, veremos que ela está assim, cheia de fita crepe e que nós precisamos tirar, pois aqui colaremos o tecido direto no fundo da caixa e a fita crepe pode marcar o tecido. Aqui usaremos o tecido que vai ficar por fora da caixa.
Passamos cola no fundo da caixa, tiramos o excesso com o rolinho, colocamos a caixa centralizada sobre o tecido, desviramos a caixa, alisamos com a mão e depois com a espátula.
Colamos todo o excesso de tecido nas laterais, como vemos na figura acima.
Resta-nos agora fazer o acabamento das laterais. Para isso, vamos cortar no papel cartão, quatro peças de aproximadamente 15,8 X 8 cm. 
Procedemos da mesma maneira anterior, quando cobrimos as laterais.
Em duas das laterais, nós dobramos apenas os dois lados maiores e colamos no papelão.
Nas outras duas nós viramos e colamos os quatro lados.
Colamos primeiro as duas peças nas quais viramos apenas os dois lados maiores, em duas laterais opostas, dobrando e colando o excesso de tecido para os lados. Em seguida,  colamos as outras duas que  têm os quatro lados virados e nossa caixa está pronta e perfeita. Lembrar que após a colagem de cada peça, devemos sempre segurar com a fita crepe para melhor aderência da peça ao local desejado.
 Para a tampa, o trabalho se repete, apenas as medidas são alteradas. Temos uma base de 16,5 X 16,5  e duas laterais de 16,5 X 3,5cm e as outras duas de 16,8 X 3,5 cm.

A decoração fica  ao gosto de cada uma.
Espero que tenham gostado e se arrisquem a fazer. Qualquer dúvida estou a disposição para responder, e não percam a próxima publicação amanhã.  Beijo no coração de todas vocês.



6 comentários:

Bonequinhos de Pano disse...

Eu tenho uma!! Coisa mais linda!

Luciana disse...

Oi Marúzia!!!

Menina, vc fez os paps da cartonagem!! Tão acostumada a ver tuas belezuras no Face, que fazia um tempinho que não aparecia por aqui!!! Comprei folhas desse papel cartão, acho que vou me arriscar com teu pap, que tá tão explicadinho!!

As pulseiras tem feito muito sucesso!!! Quando me perguntam onde eu comprei e quanto foi, sempre digo: Vieram de Patos e são tão valiosas que não tem preço!!!!

Beijinho

Lu

SoArt's disse...

Lindo pap, amiga!Vc arrasa com suas dicas.Parabéns!!

Carmen Xandi's Artesanato disse...

Oieee, sou da BU 693 e vim conhecer seu Blog! É fofo demais seu canto e seus trabalhos são lindos e criativos! Parabens e que Deus continue te abençoando sempre mais.
Bejos e tenha um otimo final de semana.
http://carmen45bos.blogspot.com

Daniela Santos disse...

olá querida é realmente lindas as suas caixas,e é muito legal o seu jeito de compartilhas o que vc sabe com os outros parabéns,amei as caixinhas e gostaria de receber os moldes das caixinhas pois algumas não tem no passo a passo daniela.r.santos@bol.com.br bjs e deus te ilumine sempre pois vc nasceu pra brilhar!

Daniela Santos disse...

olá querida é realmente lindas as suas caixas,e é muito legal o seu jeito de compartilhas o que vc sabe com os outros parabéns,amei as caixinhas e gostaria de receber os moldes das caixinhas pois algumas não tem no passo a passo daniela.r.santos@bol.com.br bjs e deus te ilumine sempre pois vc nasceu pra brilhar!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...